Remedios para o zumbido no ouvido

Descubra que soluções existem para aliviar o zumbido interno.

Na AXA Health Keeper contamos com profissionais de todos os ramos que o ajudarão e resolverão todas as suas dúvidas. Registe-se e conheça-nos.

O que é um zumbido?

Um zumbido é uma sensação auditiva que consiste em perceber sons que não vêm de fora, mas de dentro. zumbir, assobiar ou assobiar pode tornar o silêncio impossível para muitos alcançarem.
Segundo a Sociedade Espanhola de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o terceiro sintoma mais incapacitante que uma pessoa pode sofrer, depois de dores intensas e distúrbios de equilíbrio.
Oito por cento da população é afetada por esses ruídos irritantes no ouvido, segundo a Organização Mundial da Saúde. Se crônico, o zumbido pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas, embora um diagnóstico precoce possa mitigá-la.

Causas do zumbido

  • Esta não é uma doença, mas um sintoma de que a atividade da via auditiva não está funcionando adequadamente.
  • Trauma acústico: superexposição a ruídos altos em ambientes de trabalho ou lazer.
  • Envelhecimento: A idade pode ser um fator de risco neste sintoma.
  • Perda auditiva: perda auditiva
  • Diferentes distúrbios: anemia, hipertensão, enxaquecas, problemas nas articulações dos maxilares, etc.
  • Otite: sofrendo de infecções no ouvido médio ou endurecimento dos ossos, lesões no aparelho auditivo ou num tampão de cera.
  • Algumas doenças: existem patologias que podem afectar o sistema auditivo (tumores, acidente vascular cerebral, tiróide, menière…).
  • Estresse: Situações de ansiedade, tensão e humor depressivo podem piorar a situação.
  • Causa desconhecida: 50% dos casos não sabem por que ocorre o zumbido.

Tinnitus. Tratamentos

Segundo os especialistas, a principal solução para esse problema é aliviar a percepção do ruído, mascarando-o.
1. re-treino terapêutico: visa fazer com que o paciente desconheça a presença destes ruídos, acostumando-o a outros sons (como os da natureza), com o objetivo de fazer com que o zumbido passe para segundo plano.
2. mensagens positivas: é essencial que o médico aconselhe a pessoa com uma mensagem optimista, pois é necessário ter um bom estado emocional para aprender a bloquear o zumbido.
3. Medicamentos: apenas 15% dos afetados necessitam de tratamento farmacológico ou cirúrgico específico. Nestes casos, vasodilatadores, anti-histamínicos ou corticóides são usados para parar esta desordem.
4. Aparelhos auditivos: uma medida eficaz que elimina a causa ou doença subjacente. Assim, por exemplo, se for perda auditiva (diminuição da acuidade auditiva) podem ser utilizados aparelhos auditivos ou aparelhos que emitem um som em volume baixo.
5. Terapia psicológica: pode ajudar enormemente se houver sinais de stress e/ou depressão.
6. Sons ambientais: tocar música relaxante, sons reconfortantes (água, vento, etc.) ou ventiladores podem ajudar a disfarçar o zumbido e ajudá-lo a adormecer. Gotas medicinais

Tinnitus. Tratamento natural

Alguns remedios caseiros para zumbido no ouvido são, Ervas medicinais: preparações de ginkgo, spirulina, mistletoe, gengibre, mirtilo e banana melhoram o fornecimento de sangue para o ouvido, reduzem o estresse e ajudam a manter as estruturas auditivas.
Gotas medicinais: algumas plantas podem reduzir os sintomas do zumbido, introduzindo-as no ouvido sob a forma de gotículas. Por exemplo, alho, lavanda, hortelã, sabugueiro, salsa ou mulleína.
Eliminar os estimulantes: evitar a cafeína ou outras substâncias estimulantes pode levar à melhoria.
Comer mais vegetais: está provado que uma dieta rica em vegetais pode reduzir os sons desagradáveis e retardar a sua aparência, uma vez que têm baixo teor de gordura saturada e alta percentagem de minerais e fibras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *